• Expojipa2 019
  • Chácara da Sefin
  • Auto Escola Norte
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Viva Bela Cosméticos
  • Odonto Malini
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Escola rural de Ji-Paraná firma parceria com Unir para programa de educação ambiental

    Até o final do ano alunos da EMEF Ulisses Matosinho Peres de Pontes, situada na Gleba G, zona rural de Ji-Paraná, e do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Rondô...

    Educação
    3 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 20/04/2016 ÀS 16:08:04

    Escola rural de Ji-Paraná firma parceria com Unir para programa de educação ambiental

    Até o final do ano alunos da EMEF Ulisses Matosinho Peres de Pontes, situada na Gleba G, zona rural de Ji-Paraná, e do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Rondônia (Unir) vão viver muitas experiências importantes relacionadas ao meio ambiente. Acaba de ser inaugurado um projeto chamado “Olericultura Escolar, Educação Ambiental, Sustentabilidade e Cidadania”, no qual estão previstas atividades teóricas e práticas sobre a cultura de legumes e educação ambiental de forma ampla até o fim de 2016. O intuito é relacionar os conteúdos do projeto às matérias já ministradas no colégio, e também organizar muitas atividades ao ar livre, como a revitalização da horta, a instalação de um pomar e a criação de uma área verde de lazer, envolvendo os professores, os estudantes e até             suas famílias.


    A escola já recebeu um grupo de quatro universitários, todos na faixa de 21 anos — Gabriel Araújo, do 7º período e os demais do 5º período: Avilyn Bárbara, Luiz Eduardo e Rafaela Cristina — que realizaram uma oficina com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental sobre a importância da água para o solo e para a formação das floresta, em alusão ao Dia Nacional da Conservação do Solo.


    A intenção do grupo é comparecer à Ulisses Matosinho duas vezes por mês.


    Para Ana Maria Pereira, professora de Ciências e bióloga de formação, este assunto é importante, ainda mais por se dar em uma escola rural. “Nós professores recebemos de braços abertos este projeto acadêmico que propõe um intercâmbio com a universidade. Estes jovens trazem novidades e uma visão diferenciada que só enriquecem o nosso trabalho aqui”, comentou. O diretor Elecimar Batista da Silveira, acrescentou que este trabalho também já serve para inserir os alunos em práticas reflexivas e de pesquisa, próprias do ensino superior. “Acredito que com este contato também estamos preparando nossos alunos para preparar seminários e conduzir estudos que os auxiliem na faculdade”, frisou.


    Nos próximos dias 22 e 29 os acadêmicos da Unir vão conversar com todos os professores da escola e afinar as diretrizes que permitirão o efeito transversalidade, ou seja, a inserção de temáticas ligadas ao meio ambiente nas demais disciplinas lecionadas na escola.


    Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), meio ambiente é um temas  transversais necessários nas escolas de ensino fundamental e deve ser trabalhado enfatizando-se os aspectos sociais, econômicos, políticos e ecológicos. “As vantagens desta abordagem diversificada é a possibilidade de uma visão mais integradora que melhora na compreensão das questões socioambientais como um todo. Logo, como tema transversal, a Educação Ambiental deve estar presente em todas as disciplinas, misturando-se com seus conteúdos, como é desejado pelos educadores ambientais”, alinhava o diretor Elicimar Silveira.


    20/4/201


     

     

    Fonte - Assessoria

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08