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  • Se Brasil é autossuficiente em petróleo, por que importa tanto combustível?...

    Economia
    2 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 28/05/2018 ÀS 10:16:45

    Se Brasil é autossuficiente em petróleo, por que importa tanto combustível?... As descobertas gigantes no pré-sal tornaram o Brasil autossuficiente na produção de petróleo. O
    volume total extraído hoje no país, de 2,6 milhões de barris por dia, em tese, seria capaz de
    atender à demanda nacional por combustíveis.
    Na prática, porém, o país ainda não se livrou da importação de petróleo e derivados. Pelo
    contrário, os volumes importados têm aumentado nos últimos anos. Segundo especialistas, há
    motivos técnicos e econômicos para justificar essa contradição. Veja as explicações mais abaixo. 

     O petróleo predominante no Brasil é do tipo pesado, mais denso e difícil de refinar, explica o
    professor Celso Grisi, da Fundação Instituto de Administração (FIA).
    "As refinarias brasileiras precisam misturar o óleo pesado nacional com o óleo leve importado para
    conseguir refinar. 

    A Petrobras acaba exportando o petróleo excedente e importando óleo leve para
    fazer a mistura. O problema é que o óleo pesado é mais barato do que o leve. Ganhamos menos
    com a exportação e gastamos mais com a importação", diz Grisi.
    A situação das importações já foi pior no passado, quando as refinarias eram mais dependentes
    do óleo leve. "Uns 10 anos atrás, cerca de 50% do petróleo refinado pela Reducão (Refinaria Duque
    de Caxias, no estado do Rio de Janeiro) vinha do Oriente Médio", afirma Márcio D'Agosto,
    professor de Engenharia de Transportes da Coppe/UFRJ.
    "Nos últimos anos, a Petrobras fez diversos investimentos nas refinarias para ampliar a
    capacidade técnica de refino de óleo pesado e reduzir a necessidade de importação de óleo leve",
    diz D'Agosto. 

    Importação para algumas cidades do país é mais vantajosa
    As dimensões continentais do Brasil fazem com que a importação de combustível para algumas
    áreas seja mais vantajosa para as distribuidoras do que o transporte a partir das refinarias
    nacionais.
    "Se você analisar a logística para distribuir gasolina no Maranhão, por exemplo, pode ser mais
    vantajoso importar de alguma refinaria norte-americana da região do Golfo do México do que
    trazer o combustível do Sudeste do Brasil, onde estão concentradas as refinarias da Petrobras",
    afirma o professor da Coppe/UFRJ.
     

    Fonte - UOL

     
     
     
     
     
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