Portaljipa
  •  
  •  
  •  

Prévia do PIB cresce 0,40% em setembro e avança 0,58% no 3º tri

Economia

POR Paulo Portaljipa EM 20/11/2017 ÀS 10:33:55

Prévia do PIB cresce 0,40% em setembro e avança 0,58% no 3º tri

Brasília – A economia brasileira cresceu acima do esperado em setembro e fechou o terceiro trimestre com expansão de 0,58 por cento, em mais um sinal de recuperação gradual do país.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB) divulgado nesta segunda-feira, avançou 0,40 por cento em setembro sobre agosto, em dado dessazonalizado. A expectativa em pesquisa da Reuters junto a economistas era de alta de 0,34 por cento.

No segundo trimestre, sempre em números dessazonalizados, o IBC-Br apresentou alta de 0,39 por cento. Os dados oficiais divulgados pelo IBGE mostram que o PIB do Brasil cresceu 0,2 por cento entre abril e junho sobre os três meses anteriores.

O resultado mensal do IBC-Br, que incorpora projeções para a produção nos setores de serviços, indústria e agropecuária, bem como o impacto dos impostos sobre os produtos, tem como pano de fundo resultados positivos da indústria e do varejo.

A produção industrial voltou a subir em setembro, enquanto as vendas varejistas foram puxadas sobretudo pelo setor de hipermercados.Somente o setor de serviços apresentou resultado negativo no mês, fechando o terceiro trimestre com perdas.

Na comparação com setembro de 2016, o IBC-Br apresentou ganho de 2,00 por cento, enquanto que no acumulado em 12 meses houve queda de 0,42 por cento, em dados dessazonalizados.O Brasil vive um processo de recuperação econômica gradual após dois anos de recessão, tendo como base inflação e juros baixos e retomada do mercado de trabalho, ainda que através da informalidade.

 

Fonte - Exame

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa