Portaljipa
  •  
  •  
  •  

Expectativa com Trump leva FMI a cortar previsão de crescimento do Brasil em 2017

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para baixo as perspectivas para a economia brasileira neste ano em meio às incertezas políticas associadas à presidência...

Economia

POR Paulo Portaljipa EM 16/01/2017 ÀS 13:30:37

Expectativa com Trump leva FMI a cortar previsão de crescimento do Brasil em 2017

O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou para baixo as perspectivas para a economia brasileira neste ano em meio às incertezas políticas associadas à presidência de Donald Trump nos Estados Unidos.







As estimativas fazem parte da revisão do relatório Panorama Econômico Mundial, divulgado nesta segunda-feira.


Segundo o FMI, a economia brasileira caiu 3,5% no ano passado - contra 3,3% previstos anteriormente. Para 2017, o fundo prevê crescimento de 0,2% frente à previsão anterior de 0,5%.


Em 2018, o Brasil deve crescer 1,5%.


De acordo com o FMI, a atividade econômica mundial deve ganhar ritmo em 2017 e 2018, especialmente no mercado emergente e nas economias desenvolvidas.


No entanto, diz o fundo, "há uma dispersão ampla dos resultados possíveis em relação às projeções, dada a incerteza em torno do cenário político da nova administração dos Estados Unidos e suas ramificações globais".


O FMI acredita que terá uma perspectiva mais clara para a economia global na próxima revisão do relatório, em abril deste ano.


"O cenário para as economias avançadas melhorou para 2017-2018, refletindo uma atividade mais forte no segundo semestre de 2016 assim como um estímulo fiscal projetado nos Estados Unidos. Mas piorou marginalmente para o mercado emergente e as economias em desenvolvimento, onde as condições financeiras ficaram mais comprimidas", diz o fundo.


"As perspectivas de crescimento de curto prazo foram revisadas para cima na China, devido à política de estímulo esperada, mas foram revisadas para baixo em um número de outras grandes economias - mais notavelmente Índia, Brasil e México", acrescenta.


De acordo com o FMI, essas previsões foram baseadas na suposição de "uma mudança no mix de políticas sob a nova administração nos Estados Unidos e suas ramificações globais".


"Projetamos algum tipo de estímulo fiscal de curto prazo e uma normalização menos gradual da política monetária (dos EUA). Essa projeção é consistente com a curva de retorno dos EUA, o aumento dos preços das ações, e a apreciação considerável do dólar americano desde as eleições de 9 de novembro", diz o fundo.

 

Fonte - BBC

Fotográfo - Divulgação

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa