• Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Chácara da Sefin
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Expojipa2 019
  • Viva Bela Cosméticos
  • Auto Escola Norte
  • Odonto Malini
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Especialização sobre biogás da UTFPR terá início em 2018

    Economia
    2 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 11/11/2017 ÀS 02:33:08

    Especialização sobre biogás da UTFPR terá início em 2018


    As inscrições para o curso de pós-graduação foram prorrogadas e podem ser feitas até 31 de janeiro de 2018, aulas começam em março


    As inscrições para o curso de Especialização em Tecnologias da Cadeia Produtiva do Biogás, que é ofertado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), estão abertas até o dia 31 de janeiro de 2018. O curso, inicialmente previsto para começar no fim de 2017, foi adiado para atender ao maior número de interessados.


     As aulas ocorrerão em ambiente virtual e terão início em 19 de março de 2018. A Especialização é resultado da parceria entre a UTFPR, o Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás) e a Itaipu Binacional. O curso será semipresencial, com quatro encontros no município de Foz do Iguaçu (PR).


     São ofertadas 60 vagas. A inscrição no processo seletivo tem um custo de R$ 30,00. Os critérios incluem análise curricular, atividades profissionais e histórico escolar. As mensalidades podem ser parceladas em até 18 vezes de R$ 334,32.


     As disciplinas contemplam todos os processos da cadeia produtiva, incluindo métodos químicos de análises, conversão de substratos, operacionalização de biodigestores e purificação do biogás. Segundo o Professor Dr. Thiago Edwiges da UTFPR e idealizador da especialização todo o conteúdo foi elaborado para capacitar profissionais interessados em atuar no setor.


     O conteúdo foi produzido por mestres e doutores com atuação direta na área, com objetivo de atualizar profissionais que desejam atuar na cadeia energética do biogás. Os alunos também terão a oportunidade de realizar visitas técnicas às unidades de produção do CIBiogás.

     

    Mercado em expansão

     

    De acordo com a Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás) o país tem um potencial para produzir cerca de 70 milhões de m³ de biogás por dia. A expectativa é que a aplicação de legislações adequadas e programas de incentivo, como o Renovabio do Governo Federal, proporcionem o desenvolvimento deste potencial nos próximos anos. A Associação estima que o Brasil tenha em 2030 uma produção média de 30 milhões de m³ por dia.

     

    Serviço

     

    Especialização em Tecnologias de Cadeia Produtiva do Biogás

     Início das aulas:19 de março de 2018

     Mais informações: www.cibiogas.org/posgraduacao

     

    Fonte - Assessoria

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08