Portaljipa
  •  
  •  

Culpem os Estados Unidos, não a China por colapso dos mercados mundiais

A culpa do colapso dos mercados mundiais registrado recentemente é da Reserva Federal dos EUA e não do Banco Central da China, como dizem alguns economistas, afirma o político rep...

Economia

POR Paulo Portaljipa EM 07/09/2015 ÀS 20:28:23

Culpem os Estados Unidos, não a China por colapso dos mercados mundiais

A culpa do colapso dos mercados mundiais registrado recentemente é da Reserva Federal dos EUA e não do Banco Central da China, como dizem alguns economistas, afirma o político republicano Ron Paul na sua página na Internet(http://www.ronpaulinstitute.org).

Segundo o especialista norte-americano, as “políticas inflacionárias da Reserva Federal distorcem a economia, levam a formação de ‘bolhas’, que por sua vez criam um mercado de valores em alta e a ilusão da prosperidade generalizada”, pelo que “inevitavelmente a ‘bolha’ rebenta, o mercado colapsa e a economia afunda-se numa recessão”.

Ron Paul aponta também “falhas do sistema monetário dos EUA”, dado este permitir ao banco central fixar as taxas de juros, o que é “uma receita para o caos econômico”. Na sua opinião, “as taxas de juros são o preço do dinheiro e, tal como todos os preços, devem ser fixadas pelo mercado e não pelo banco central e seguramente não pelo Congresso”.

“Quando as ‘bolhas’ rebentam”, advoga o político republicano, “o Congresso e a Reserva Federal devem abster-se de tratar de ‘estimular’ a economia”, pois “para que a economia se recupere plenamente devem permitir que a recessão siga o seu curso”. Essas medidas para estimular a economia, defende Ron Paul, podem ajudar a curto prazo, mas com o tempo “vão conduzir a um colapso no valor do dólar e a uma crise mais severa do que a Grande Depressão”.

Ironicamente, o fato de a China ser um grande comprador de títulos do Tesouro dos EUA tem ajudado o país a adiar o dia do “ajuste de contas”. Sublinhando que o financiamento da dívida norte-americana se deve ao estatuto do dólar como moeda de reserva mundial, Ron Paul adverte que a política de Washington irá levar ao aparecimento de outra moeda (ou moedas) para substituir o dólar como moeda de reserva. “Se isso acontecer”, diz, “o dólar norte-americano vai enfrentar uma grande crise”. 


Jornal Avante

 

Fonte - Assessoria

Fotográfo - Divulgação

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa