• Faculdade UNIJIPA
  • Reveillon do Vera
  •  INSIDE
  • Sonda da NASA se despede de Plutão em busca de asteroide

Paulo Portaljipa EM 02/02/2017 ÀS 22:47:16

Sonda da NASA se despede de Plutão em busca de asteroide

NASA conseguiu com sucesso mudar o rumo da sonda espacial New Horizons que está indo de encontro ao asteroide 2014 MU69, localizado no cinturão de Kuiper, revelou a agência norte-americana na quarta-feira (1).

Segundo informações da NASA, na quarta-feira (1), o computador da sonda ligou seu motor por 44 segundos, corrigindo, assim, a velocidade da sonda em 44 centímetros por segundo. Tal façanha permitiu que a New Horizons traçasse um novo trajeto rumo ao asteroide 2014 MU69, localizado a 6,4 bilhões de quilômetros do nosso planeta. A sonda deverá se encontrar com o corpo rochoso no dia 1º de janeiro de 2019.

Os dados enviados pela New Horizon, que agora está localizada a 5,6 bilhões de quilômetros da Terra, comprovam a correção bem-sucedida do rumo.

O asteroide 2014 MU69 foi descoberto graças ao telescópio espacial Hubble, sendo anunciada sua descoberta em 2014.

A New Horizons foi lançada em janeiro de 2006. Depois de um ano de viagem, ao passar por Júpiter a uma distância de 2,3 milhões de quilômetros, a sonda enviou para a Terra informações valiosas sobre a atmosfera do planeta e sobre seus satélites. Depois disso, a sonda "hibernou" para conservar o equipamento. Em janeiro de 2015, a New Horizons deu início à ida ao planeta gelado Plutão. Em julho de 2016, ela chegou muito próximo do planeta anão — 12,5 mil km, a aproximadamente 14 km/s.

Em 2016, NASA declarou a nova missão da New Horizons: investigar o asteroide 2014 MU69. (Sputnik).

Fonte - Assessoria