• Nasa descobriu 1.284 novos planetas fora do nosso sistema solar

A Nasa anunciou nesta terça-feira a descoberta de 1.284 planetas fora do Sistema Solar, graças ao telescópio Kepler, duplicando assim o número de exoplanetas conhecidos at&...

Paulo Portaljipa EM 14/05/2016 ÀS 02:27:11

Nasa descobriu 1.284 novos planetas fora do nosso sistema solar

A Nasa anunciou nesta terça-feira a descoberta de 1.284 planetas fora do Sistema Solar, graças ao telescópio Kepler, duplicando assim o número de exoplanetas conhecidos até o momento.

"Esse anúncio mais do que duplica o número confirmado de planetas por Kepler", disse Ellen Stofan, cientista-chefe da agência espacial norte-americana. "Isso nos dá esperanças de que em algum lugar ali fora, ao redor de uma estrela similar ao nosso sol, possamos descobrir outra Terra", afirmou.

Este trabalho se faz através da observação de um escurecimento da luz da estrela, conhecido como trânsito, cada vez que um planeta passa orbitando diante dela.

"Dos cerca de 5.000 candidatos a planetas encontrados até agora, mais de 3.200 já foram verificados, e 2.325 deles foram descobertos pelo Kepler", indicou a Nasa em um comunicado.

A nova descoberta inclui cerca de 550 corpos que poderiam ser planetas rochosos como a Terra, com base em seu tamanho, segundo a agência espacial americana.

"Nove destes novos planetas descobertos orbitam zonas habitáveis do seu sol, que é a distância de uma estrela onde podem registrar temperaturas que permitam a existência de água em forma líquida", prosseguiu.

Esses nove exoplanetas potencialmente habitáveis se somam aos 21 outros exoplanetas já conhecidos por orbitarem a zona habitável de suas estrelas.

Fonte - Das Agêencias