Portaljipa
  •  
  •  

Simpósio em Ouro Preto do Oeste discutirá técnicas para melhoria no manejo de pastagens

Agronegócios

POR Paulo Portaljipa EM 13/11/2018 ÀS 14:31:44

Simpósio em Ouro Preto do Oeste discutirá técnicas para melhoria no manejo de pastagensA terceira edição do Simpósio Manejo Sustentável de Pastagens em Rondônia (Simspro) será realizada nos dias 28, 29 e 30 de novembro, no Centro de Treinamento da Emater-RO, em Ouro Preto do Oeste. O objetivo é discutir sobre manejo de pastagem e suas técnicas, visando à melhoria das pastagens do gado leiteiro e à qualidade do alimento ofertado. Além da troca de conhecimentos entre os participantes, a discussão deverá resultar em alternativas sustentáveis para as pastagens de Rondônia.

A bovinocultura leiteira é uma das principais fontes de renda da agricultura familiar em Rondônia e de grande importância para a economia local. Com uma produção de mais de dois milhões de litros de leite por dia, o estado lidera o ranking da produção leiteira na região Norte e vem ganhando destaque também na produção de queijos tipo muçarela, hoje exportada para os estados do sul do país.

Mas para se chegar a esse patamar foi preciso muito esforço e investimento em políticas públicas que garantissem o fortalecimento do setor agropecuário do estado. O Mais Leite a Pasto, por exemplo, executado pela Emater-RO para promover a melhoria genética do rebanho e a alimentação dos animais (manejo de pastagem), trouxe incentivo à produção de leite sem nenhum custo para o produtor rural.

Melhoria genética do rebanho e da alimentação dos animais.

A realização do Simspro, a cada dois anos, tem obtido grande êxito e superado as expectativas tanto na participação do público, quanto no resultado obtido com a implantação das práticas discutidas. Só para se ter uma idéia, dos 7,5 milhões de hectares de área de pastagens existentes em Rondônia, 63% encontram-se em degradação, uma extensão muito grande que precisa ser reaproveitada.

As atividades realizadas pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Emater-RO têm propiciado a utilização de práticas mais adequadas que minimizam esses impactos, promovendo a recuperação dessas áreas. Com a realização do Simpósio a cada dois anos é possível discutir os resultados obtidos e buscar novas alternativas com os diversos setores da atividade, incluindo ensino, pesquisa e extensão.

O Simspro será realizado de 28 a 30 de novembro, no Centrer-RO, em Ouro Preto do Oeste e contará com uma programação temática abrangente, com palestras ministradas por renomados especialistas da área de pastagem. As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo site da Emater-RO ou clicando aqui.

O 3º Simpósio Manejo Sustentável de Pastagens em Rondônia  é uma realização do Governo do Estado de Rondônia com a participação dos órgãos governamentais Emater-RO, Seagri, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Embrapa-RO, Sebrae-RO e Conselho Regional de Medicina Veterinária de Rondônia.

Acesse aqui o conteúdo programático do Simpósio



 

Fonte - Assessoria

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa