• Auto Escola Norte
  • Odonto Malini
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Viva Bela Cosméticos
  • Chácara da Sefin
  • Semagri de Ji-Paraná mantém Programa de Incentivo e certifica sete agroindústrias

    Ji-Paraná contará com mais sete agroindústrias familiares de polpa de frutas nos próximos meses. As pequenas fábricas que em breve serão inauguradas receberam...

    Agronegócios
    3 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 24/01/2017 ÀS 01:21:51

    Semagri de Ji-Paraná mantém Programa de Incentivo e certifica sete agroindústrias

    Ji-Paraná contará com mais sete agroindústrias familiares de polpa de frutas nos próximos meses. As pequenas fábricas que em breve serão inauguradas receberam equipamentos da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri), que desenvolve o Programa Municipal de Incentivo desde 2013, com a certificação, inspeção e apoio técnico às famílias de produtores e associações rurais.


    Essas agroindústrias já receberam o selo de Certificação de Inspeção Municipal da Prefeitura, sendo que três já receberam a pré-aprovação pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).


    Essa documentação permite que os produtos de origem animal e vegetal, fabricados por esses empreendimentos, sejam vendidos em supermercados, padarias, restaurantes e outros estabelecimentos dentro da cidade de Ji-Paraná.


    Com a certificação, os produtores poderão também participar de programas federais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que compra toda semana os produtos e encaminha a entidades da rede escolar, de saúde e sócio-assistencial.


    Para se ter uma ideia da importância deste trabalho, em Ji-Paraná, aproximadamente 60% da merenda escolar nas escolas municipais é adquirida direto dos agricultores locais.


    No ano passado, a Prefeitura disponibilizou os kits com todos os equipamentos, contendo uma despolpadeira, um freezer, um liquidificador industrial, uma balança digital, uma envazadora a vácuo e uma mesa de inox para cada agroindústria.


    Desde que o Programa Municipal foi implantado pela prefeitura, já são 30 pequenas indústrias da agricultura familiar que foram certificadas. Esses empreendimentos industrializam produtos como mandioca, polpa de frutas, defumados, frangos, derivados de leite, pães, biscoitos e doces.


    A médica veterinária e assessora técnica do Serviço de Inspeção do Município, Samilla Fraga Martelli, explicou que a prefeitura libera o funcionamento das agroindústrias depois da inspeção técnica na propriedade e da capacitação feita pelos técnicos da Semagri.


    “Os técnicos orientam aos produtores sobre os cuidados com o manuseio, fabricação e a conservação dos alimentos, garantindo assim que a comunidade adquira produtos com qualidade comprovada”, disse Samilla.


    O Secretário Municipal de Agricultura, Adirço Pedro da Silva, disse que incentivar a criação de agroindústrias é um importante passo para agricultura familiar continuar se desenvolvendo em Ji-Paraná.


    “Uma das principais políticas implantadas pela Secretaria Municipal de Agricultura é o incentivo a agricultura familiar. Ji-Paraná possui muitos produtores rurais que fazem sua produção ainda de forma artesanal. Nossa intenção é dar suporte para que esses produtos sejam industrializados e ganhem mercado”, finalizou o secretário.


     

    Fonte - Assessoria

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08