Portaljipa
  •  
  •  
  •  

Secretaria de Educação faz homenagem a gestores e professores de escolas avaliadas pelo MEC

Os gestores e professores das escolas municipais avaliadas em 2015 pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB foram homenageados em cerimônia real...

Agronegócios

POR Paulo Portaljipa EM 19/10/2016 ÀS 17:53:09

Secretaria de Educação faz homenagem a gestores e professores de escolas avaliadas pelo MEC

Os gestores e professores das escolas municipais avaliadas em 2015 pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB foram homenageados em cerimônia realizada na última terça-feira (18), no auditório da Secretaria Municipal de Educação – SEMED.


Pela segunda vez consecutiva Ji-Paraná alcança a maior média dos 50 municípios rondonienses avaliados pelo IDEB. Com relação aos índices da Rede Municipal de Ensino, praticamente todas as escolas mantiveram as médias acima das metas projetadas pelo Ministério da Educação – MEC para o ano, sendo que algumas, como a Jandinei Cella e a Ruth Rocha, ultrapassaram a meta projetada para o ano de 2021, com os maiores índices de todas as escolas municipais do Estado. Ao todo, turmas do 5º ano do Ensino Fundamental de 13 escolas da Rede Municipal foram avaliadas.


O IDEB foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP visando reunir em um só indicador o fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Este indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do próprio Instituto, no caso, a Prova Brasil, aplicada a cada dois anos para o 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio das escolas estaduais.


 


Medalha de ouro - Desta vez, o destaque de Ji-Paraná na relação de Resultados e Metas disponibilizada pelo MEC no site do INEP foi para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Almir Zandonadi, localizada no bairro Novo Horizonte. A unidade escolar saltou de um índice de 5.4 pontos em 2013 para 6.8 em 2015, 1.4 ponto a mais de uma avaliação para outra e 1.2 ponto acima da meta projetada para 2021, que é de 5.6 pontos.


O que torna este índice uma conquista excepcional para a Almir Zandonadi, digna de medalha de ouro, é que a escola pertence à uma comunidade muito carente, com uma clientela, em sua maioria, tida como de extrema vulnerabilidade. O Novo Horizonte nasceu de uma invasão em um terreno que antes fora aterro sanitário, o que não permite sequer que os moradores furem poços para obter água. Os resultados da escola no IDEB em anos anteriores foram pífios, saltando de 3.7 pontos em 2007 para 5.4 em 2013.


“O comprometimento da equipe de forma geral e a parceria família/escola foram muito importantes para alcançarmos esse resultado. Trabalhamos com objetivos bem definidos desde 2013, e o mais importante é que foi sempre com a mesma equipe. Creio que a permanência do aluno nove horas por dia dentro da escola seja imprescindível para a aprendizagem. A criança passa a maior parte do dia aprendendo ao invés de estar na rua. Isso muda tudo”, explicou a diretora da Almir Zandonadi, Viviane Teixeira de Andrade.


 


As melhores do Estado - Ainda de acordo com a avaliação do INEP, duas escolas de Ji-Paraná, a Jandinei Cella e o Centro Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Ruth Rocha, localizada no bairro Nova Brasília, aparecem com os dois maiores índices de todas as escolas municipais de Rondônia, com 7.5 e 7.3 pontos respectivamente. a Escola Jandinei Cella manteve o índice de 1.3 ponto acima da meta projetada para 2021.


“Sabemos que o prefeito pode planejar, o secretário pode planejar, o diretor pode planejar, mas na realidade quem executa, quem está lá na ponta diretamente com o aluno é o professor. E nós sabemos que é importante o professor se sentir valorizado, ele saber que o município de Ji-Paraná, toda a população reconhece o trabalho de cada professor, que está, de certa forma, representado nessa nota do IDEB”, argumentou a secretária de Educação do Município, Leiva Custódio Pereira sobre a importância da homenagem prestada aos professores e diretores das escolas.


“É uma justa homenagem. A gente fica muito feliz com estes resultados mais uma vez. Através dessa premiação queremos homenagear todos os servidores da Secretaria Municipal de Educação, todos os diretores, professores, supervisores, pessoal de apoio, merendeiras, enfim, todo o conjunto que compõe esta grande estrutura educacional. Chegamos ao melhor índice do IDEB de Rondônia e essa é uma homenagem mais do que justa que fazemos a eles, pois fizeram muito além das metas projetadas pelo próprio MEC. Foram notas incomparáveis em relação a outros municípios de Rondônia e até mesmo em relação a outros Estados. Importante lembrar que esses índices não são nossos, são índices mensurados através de provas rigorosas, de testes rigorosos que são feitos pelo Ministério da Educação em todo o País. No meu dicionário educação é sinônimo de abnegação. A pessoa que trabalha na educação tem o espírito de abnegação, de construir um legado para as gerações futuras, mesmo enfrentando sérios problemas, ele persevera em nome de um futuro para nossos filhos, netos, bisnetos”, disse, emocionado, o prefeito Jesualdo em sua fala aos homenageados.


 


 

 

Fonte - Assessoria

Fotográfo - Divulgação

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa