Portaljipa
  •  
  •  
  •  

Salas temáticas da carne, leite e café serão inovação na 5ª Rondônia Rural Show

Com a proposta de superar os R$ 621 milhões em financiamentos do agronegócio da feira anterior e com inovações tecnológicas de ponta que projetam uma revoluç&...

Agronegócios

POR Paulo Portaljipa EM 13/02/2016 ÀS 18:41:08

Salas temáticas da carne, leite e café serão inovação na 5ª Rondônia Rural Show

Com a proposta de superar os R$ 621 milhões em financiamentos do agronegócio da feira anterior e com inovações tecnológicas de ponta que projetam uma revolução na cultura de produção de carne, leite e café, a Rondônia Rural Show, que acontecerá de 25 a 28 de maio, em Ji-Paraná, será um evento de proporção internacional, com pré-lançamentos inclusive em Brasília.



Padovani explicou que o Governo está fazendo importantes investimentos em tecnologia para mudar esta realidade O governo estadual está fazendo importantes investimentos em tecnologia para mudar a realidade e aumentar a produtividade em Rondônia

O governo estadual está fazendo importantes investimentos em tecnologia para mudar a realidade e aumentar a produtividade em Rondônia



Segundo o secretário estadual da Agricultura, Evandro Padovani, o Governo de Rondônia está fazendo importantes investimentos para trazer e divulgar um conjunto de inovações tecnológicas, a começar pelo projeto das três salas temáticas: Caminho da Carne, Caminho do Leite e Caminho do Café, que visam levar orientação direta e essencial ao produtor rural em três minutos, de modo que o tempo de palestras e conferências seja melhor aproveitado com visitas aos expositores e à rede bancária.


Padovani explicou que é uma exigência do governo, e do próprio governador Confúcio Moura, a divulgação desses novos métodos de produção, como os das salas temáticas, onde o produtor é levado a uma sala como monitor de TV, que reproduz as condições de um curral enlameado e um curral coberto com piso adequado, ordenhadeiras mecânicas, entre outros itens. Nesse ambiente, o produtor vai sentir as mesmas sensações dos animais ali confinados, por exemplo, incluindo a dificuldade de ficar em pé em um piso irregular. Como as demais salas, o objetivo é melhorar e otimizar o ambiente de trabalho e produção que, a exemplo do modelo da Coopavel (Feira de Cascavel, no Paraná) vai responder com uma alta produtividade de carne e leite.


Da mesma forma, na sala Caminho do Café, o produtor vai ter a experiência de vivenciar um modelo de produção tradicional, sem recursos e com tração própria (enxada), e um modelo com inovação tecnológica, a partir da muda melhorada geneticamente, até as modernas técnicas de cultivo, máquinas, manejo, tratos culturais, irrigação, espaçamento e poda, entre outras.


O secretário citou a feira da Cooperativa Agroindustrial de Cascavel (PR), a Coopavel, como exemplo de um evento grandioso e de resultado, e que será modelo para a feira rondoniense, respeitadas suas peculiaridades culturais e suas aptidões.


Otimista como o governador Confúcio Moura, o secretário Padovani falou sobre uma série de outras medidas inovadoras da Rondônia Rural Show, que visam melhorar as condições de trabalho e de vida do produtor rural. Essas medidas serão divulgadas simultaneamente à da feira nos pré-lançamentos em várias cidades de Rondônia e até em Brasília, com o apoio da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).




 

Fonte - Assessoria

Fotográfo - Divulgação

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa