• Chácara da Sefin
  • Viva Bela Cosméticos
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Auto Escola Norte
  • Expojipa2 019
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Odonto Malini
  • Programa de silagem da Prefeitura auxilia produtores em Ji-Paraná

    A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri),  vem desenvolvendo desde 2013 o programa de silagem para o fortalecimento da produ&c...

    Agronegócios
    2 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 15/06/2016 ÀS 13:33:55

    Programa de silagem da Prefeitura auxilia produtores em Ji-Paraná

    A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri),  vem desenvolvendo desde 2013 o programa de silagem para o fortalecimento da produção leiteira da agropecuária familiar.


    A silagem consiste na trituração de milho, cana-de-açúcar ou Capim Napier que depois de prensada é utilizada como um complemento alimentar para o gado, melhorando a produção leiteira. A Semagri disponibiliza para os produtores e associações rurais, a máquina ensiladeira, trator e a carretinha para o transporte do material produzido, além de apoio técnico.


    Esse suporte oferecido, segundo argumentou o secretário municipal de agricultura, Paulo Sérgio, faz uma grande diferença na melhoria da produção e qualidade de leite.


    Conforme o secretário de agricultura, a silagem é uma excelente alternativa para complementar a nutrição de bovinos, especialmente gado leiteiro, no período de seca quando as pastagens perdem nutrientes.


    “Tanto a cana de açúcar, como o milho e o Napier mesmo depois de triturados e armazenados na forma de silagem praticamente não perdem o seu valor nutricional, além disso, eles possuem nutrientes que são facilmente absolvidos durante a alimentação do animal”, ressaltou.


    Paulo Sérgio ressaltou que nesta semana os equipamentos e a equipe da Semagri estão na linha 82, próximo ao distrito de Nova Colina, atendendo duas propriedades rurais, com a silagem de cana-de-açúcar. Na próxima semana o trabalho será realizado na linha Gasoli, no setor Gleba “G”, onde será feita a silagem de Capim Napier Roxo.


     


    Os produtores e associações interessados em receber o apoio da Semagri no processo de silagem de suas lavouras devem procurar a sede da secretaria, na Avenida 2 de abril, nº 1019, bairro Urupá ou podem obter informações pelo telefone (069) 34114220.  

     

    Fonte - Assessoria

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08