Portaljipa
  •  
  •  
  •  

Presidente Michel Temer cancela importação de café Conilon

Diante da mobilização política das bancadas federais e de representantes dos produtores de café dos estados de Rondônia, Espírito Santo e Minas Gerais, o presi...

Agronegócios

POR Paulo Portaljipa EM 22/02/2017 ÀS 17:33:57

Presidente Michel Temer cancela importação de café Conilon

Diante da mobilização política das bancadas federais e de representantes dos produtores de café dos estados de Rondônia, Espírito Santo e Minas Gerais, o presidente Michel Temer cancelou a decisão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) de liberar a importação de café conilon. Produtores de Rondônia e do Espírito Santo fecharam as principais rodovias federais nos dois Estados e os parlamentares ameaçaram votar contra as reformas do governo que tramitam no Congresso Nacional se a decisão da Camex fosse homologada pelo presidente Michel Temer.


O senador Acir Gurgacz (PDT-RO), que acompanhou toda a negociação com o governo, comemorou a decisão do presidente Michel Temer. “Conversamos muito com integrantes do governo e com o presidente Temer para não liberar a importação, pois essa medida certamente iria prejudicar muito nossa agricultura familiar, a economia de Rondônia e de todo o país, justamente neste momento em que nossa economia volta a crescer”, frisou Acir.


O pedido de liberar a importação de café conilon foi feito pelas indústrias de café solúvel e encaminhado à Camex pelo Ministério da Agricultura. Na tarde de terça-feira, 21, os parlamentares de Rondônia, Expirito Santo e Minas Gerais se reuniram com o Ministro da Indústria e Comércio, Marcos Pereira, e com a secretária executiva da Camex, Tatiana Rosito, para tentar reverter à decisão. À noite o ministro Marco Pereira e alguns parlamentares se reuniram com o presidente Michel Temer, que decidiu cancelar a decisão da Camex. Esta decisão foi oficializada na manhã desta quarta-feira, 22.


Rondônia é o segundo maior produtor de café conilon do país. São 22 mil famílias de produtores. A estimativa é que a safra deste ano supere em 20% as 2 milhões de toneladas registradas na safra de 2016. Com isso, Rondônia conseguirá suprir a necessidade de café conilon no mercado interno, ameaçada diante da quebra de safra no Espírito Santo, por conta da seca.

 

Fonte - Assessoria

Fotográfo - Divulgação

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa