• Odonto Malini
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Expojipa2 019
  • Auto Escola Norte
  • Chácara da Sefin
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Viva Bela Cosméticos
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Prefeitura de Ji-Paraná certifica mais uma agroindústria familiar - Fotos

    A propriedade de oito alqueires do casal Adélia Avíla e José Francisco Avíla, localizada na linha 128, setor rural de Ji-Paraná, produz leite, banana, acerola, abaca...

    Agronegócios
    3 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 22/02/2016 ÀS 18:36:40

    Prefeitura de Ji-Paraná certifica mais uma agroindústria familiar - Fotos

    A propriedade de oito alqueires do casal Adélia Avíla e José Francisco Avíla, localizada na linha 128, setor rural de Ji-Paraná, produz leite, banana, acerola, abacaxi, coco, cupuaçu e abóbora. Toda essa produção é transformada em doces.


    O casal construiu uma pequena agroindústria e fabrica cerca de 160 quilos de doces por mês. São doces de cupuaçu, de leite, coco, leite com coco, bala de banana e uma grande variedade de geleias.


    A expectativa do casal é que a produção aumente nos próximos meses. È que a agroindústria da Tia Adélia, como é conhecida, recebeu neste final de semana, das mãos do prefeito Jesualdo Pires (PSB) e da Secretária Municipal de Agricultura, Cláudia de Jesus, o Certificado de Inspeção Municipal, o que garante ao casal ampliar o mercado para venda de seus produtos.


    Com o selo do CIM (Certificado de Inspeção Municipal), os doces e geleias poderão ser vendidos também para grandes mercados, padarias, hoteis, restaurantes e outros estabelecimentos ji-paranaenses. O selo do CIM, além de permitir a comercialização de produtos de origem animal e vegetal no mercado local, também atesta a qualidade e higienização no processo de fabricação.


    Segundo a secretaria Claudia de Jesus, a prefeitura de Ji-Paraná possui 30 agroindústrias familiares certificadas ou em processo de certificação. Essas agroindústrias recebem o suporte técnico da prefeitura e já estão aptas a comercializarem seus produtos. “Algumas estão operando com a certificação provisória e devem receber em breve o certificado definitivo”, explicou.


    O prefeito Jesualdo ressaltou que o incentivo às agroindústrias familiares é uma das principais políticas implantadas pela Secretária Municipal de Agricultura. “Desde 2013 a Semagri tem buscado apoiar e certificar os produtores rurais do município. Ji-Paraná possui muitos produtores rurais que fazem sua produção ainda de forma artesanal. Nossa intenção é dar suporte para que esses produtos sejam industrializados, que ganhem mercado e também agreguem valor comercial, já que o selo do município atesta a qualidade desses produtos”, complementou Jesualdo.


    Ao receber o certificado, Dona Adélia, lembrou que a fabricação de doces sempre foi uma renda extra para sua Família e se emocionou ao contar que educou as duas filhas com a venda dos doces. Só compro o açúcar e as embalagens. Todo o restante é da nossa pequena propriedade", disse Dona Adélia, cheia de orgulho.


     


    Estiveram presentes à solenidade de certificação da agroindústria, o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, Ernesto Ferreira, o presidente da Associação Aproflora e ex-deputado federal, Anselmo de Jesus, o coordenador de Agroindústrias da Secretaria de Estado de Agricultura, Carlinhos Dantas, além de representantes da Emater e Fetagro.


     




     

    Fonte - Assessoria

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08