Portaljipa
  •  
  •  
  •  

Piscicultura brasileira está em risco com possibilidade importação de tilápia com vírus global

O risco de entrada no Brasil de tilápia de países que já tiveram casos do vírus TiLV (Tilapia Lake Virus, em inglês, ou Vírus da Tilápia Lacustre) pode ...

Agronegócios

POR Paulo Portaljipa EM 11/04/2016 ÀS 12:53:19

Piscicultura brasileira está em risco com possibilidade importação de tilápia com vírus global

O risco de entrada no Brasil de tilápia de países que já tiveram casos do vírus TiLV (Tilapia Lake Virus, em inglês, ou Vírus da Tilápia Lacustre) pode afetar diretamente a produção brasileira, compromendo o futuro da atividade e a possibilidade de o país se tornar um importante player do mercado mundial de piscicultura.



O alerta é de Eduardo Amorim, presidente da Associação Brasileira da Piscicultura (PEIXE BR), entidade que representa cerca de 50% da produção de peixes cultivados no país, que em 2015 atingiu 600 mil toneladas. A tilápia representa metade da produção.


“O Brasil tem grande potencial de consumo de tilápia, motivo pelo qual é o alvo perfeito para dezenas de países exportadores. Porém, as autoridades do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) têm de avaliar a importação com muito cuidado, pois a entrada de tilápia infectada pelo TiLV pode ser fatal para o futuro da piscicultura nacional”, ressalta Amorim.



O TiLV apareceu em 2009 em Israel e posteriormente no Equador, dizimando a população de tilápia desses países. Imediatamente, atraiu as atenções da comunidade científica e das cadeias produtivas de todo o mundo.


“Estamos muito preocupados. O TiLV é devastador. O Brasil não pode correr o risco de importar tilápia de um país que tenha o vírus. O risco é grande demais para a piscicultura brasileira, que reúne milhares de projetos produtivos e gera mais de 1 milhão de empregos diretos e indiretos”, ressalta Eduardo Amorim.


 


 

Fonte - Plínio Varoni

Fotográfo - Divulgação

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa