Incentivo: Agroindústrias de polpas de frutas recebem equipamentos

O casal Islaine e Valnei, que possuem uma propriedade rural na terceira linha da Gleba “G” em Ji-Paraná, alimentaram durante anos o sonho de comercializar em maior escala as polpas ...

Agronegócios
3 minutos de leitura

Paulo Portaljipa EM 05/07/2016 ÀS 11:47:15

Incentivo:  Agroindústrias de polpas de frutas recebem equipamentos

O casal Islaine e Valnei, que possuem uma propriedade rural na terceira linha da Gleba “G” em Ji-Paraná, alimentaram durante anos o sonho de comercializar em maior escala as polpas de frutas que produziam.


O sonho tornou-se realidade, após a Associação dos Produtores Rurais da Comunidade São Geraldo (Asprogel), receber da Prefeitura de Ji-Paraná um kit completo com todos os equipamentos para a Agroindústria. A Associação recebeu um Frezeer vertical, uma despolpadeira elétrica, um liquidificador industrial, uma balança digital, um dosador, uma envazadora a vácuo e uma mesa de inox.


Além do kit entregue para a Asprogel, outras seis associações  e uma cooperativa rural também receberam equipamentos, beneficiando no total oito agroindústrias de polpas de frutas em Ji-Paraná.


O investimento realizado, segundo o Prefeito Jesualdo Pires (PSB), é de R$ 40 mil recursos próprios da municipalidade. “Não é um valor alto, quando compararmos o investimento com a quantidade de produtores que estaremos atendendo. Além disto, estamos contribuindo para colocarmos no mercado produtos de alta qualidade e proporcionando maior rentabilidade para os nossos produtores rurais”, comentou Jesualdo.


Entre as beneficiadas estão a Associação dos Produtores Rurais da Comunidade Boa Vista (Asprobov), localizada linha quartinha da Gleba “G”; Associação Rural dos Produtores da Amazônia (Arpa), localizada linha 106; Associação dos Produtores Rurais da Segunda Linha da Gleba “G” (Aproseli); Cooperativa de Produtores de Leite  e Agricola (Coopleagri), localizada na Linha 207; Associação dos produtores e mulheres rurais da Comunidade São José (ASJ), localizada no KM-11, Gleba Pyrineus; Associação dos Pequenos Produtores da Comunidade Santos Anjos (Aprusa), localizada no travessão da linha 94, setor aeroporto.


O vice-prefeito Marcito Pinto (PDT) ressaltou que as agroindústrias ji-paranaenses estão certificadas, algumas até com o SIF, que é o serviço de inspeção federal. “Nossa secretaria de agricultura está realizando um trabalho fantástico de incentivo às agroindústrias. Ficamos muitos anos estagnados e agora voltamos a avançar. Temos em nosso município  diversas agroindústrias em pleno funcionamento, com produção de doces, defumados, biscoitos, leite, aves e polpa de frutas”, detalhou Marcito.


Já o secretário Municipal de Agricultura e Pecuária, Paulo Sérgio, informou que além da entrega dos equipamentos, a Semagri tem oferecido diversos cursos de capacitação e também técnicos para auxiliar os produtores comercializam derivados de origem animal e vegetal, visando ampliar os conhecimentos técnicos, práticos e teóricos voltados às boas práticas de industrialização desses produtos, desde o manuseio, processamento, embalagem, armazenamento, exposição e comercialização, além de noções de legislação.


 

Fonte - Assessoria

Fotográfo - Divulgação

 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08