Portaljipa
  •  
  •  

Homem usa motosserra e esculpe imagem de santa em tronco da 7ª Rondônia Rural Show

Agronegócios

POR Paulo Portaljipa EM 24/05/2018 ÀS 14:39:24

Homem usa motosserra e esculpe imagem de santa em tronco da 7ª Rondônia Rural Show

Um escultor aceitou o desafio de fazer a imagem de Nossa Senhora Aparecida usando a motosserra em um tronco de madeira, durante a 7ª Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná (RO). O trabalho final ficou pronto em pouco mais de 3 horas e foi acompanhado ao vivo por vários curiosos que passavam perto do estande.

Segundo Elvis Ribeiro, que mora em Toledo (PR), há cinco anos ele começou usar a motosserra para esculpir peças de madeira. A imagem de santas são as mais demoradas, cerca de três horas, mas ele também faz esculturas de animais com a corrente da motosserra.

Os cavalos, tartatugas e golfinos, por exemplo, costumam ficar prontos em até 12 minutos.

Ao G1, Elvis Ribeiro contou que decidiu usar o motosserra como máquina de trabalho, pois a mesma é tida como 'vilã' da floresta.

"Muita gente vê a motosserra como a que derruba as árvores e causa desmatamento. Eu quis provar que a máquina pode ser usada para o lado positivo, ou seja, que podemos usar ela na arte. A motosserra é meu formão de trabalho", conta.

O escultor viaja o Brasil para mostrar o trabalho em detalhes. Toda madeira usada nas obras são de reflorestamento e é legalizada.

Na Rondônia Rural Show, Elvis diz que escolheu esculpir a imagem de Nossa Senhora Aparecida para ajudar o próximo. A escultura vai ser leiloada e todo o dinheiro arrecadado será doado à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Em entrevista, o escultor revelou que muitas pessoas acham que a imagem da santa é esculpida por fora e depois colocada dentro do tronco de madeira que vai servir como uma "capela".

"Na verdade a imagem é feita dentro da própria madeira, com cortes precisos para ir moldando o corpo da santa", afirma.

Depois da imagem da santa ir aparecendo no tronco de madeira, Elvis faz o acabamento com uma serra menor, para moldar olhos, nariz, ãos e roupa. Na sequência a santa é envernizada, juntamente com a gruta de madeira.

"A gente viaja o Brasil todo para mostrar que o motosserra é uma feeramenta de arte. É gratificante fazer arte sacra, pois as pessoas gostam muito", diz.

Imagem de santa foi feita em cerca de 3h (Foto: Jonatas Boni/G1)Imagem de santa foi feita em cerca de 3h (Foto: Jonatas Boni/G1)Imagem de santa foi feita em cerca de 3h (Foto: Jonatas Boni/G1)
 

Fonte - G1

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa