• Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Chácara da Sefin
  • Auto Escola Norte
  • Odonto Malini
  • Expojipa2 019
  • Viva Bela Cosméticos
  • Guia de Transporte Animal será eletrônica em Rondônia, diz Idaron

    A Guia de Transporte Rural (GTA)  poderá ser emitida eletronicamente em Rondônia, a partir dos dia 25 a 28 de maio. De acordo com  Agência de Defesa Sanitária ...

    Agronegócios
    2 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 09/05/2016 ÀS 11:57:12

    Guia de Transporte Animal será eletrônica em Rondônia, diz Idaron

    A Guia de Transporte Rural (GTA)  poderá ser emitida eletronicamente em Rondônia, a partir dos dia 25 a 28 de maio. De acordo com  Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), atualmente os produtores precisam se encaminhar até a instituição para solicitar a emissão do documento.

    Segundo a Idaron, o lançamento da nova ferramenta será realizada durante o 5° Rondônia Rural Show nos dias 25 a 28 de maio em Ji-Paraná. O pecuarista poderá emitir sua GTA através da Internet, porém somente para bovinos que serão destinados ao abate com inspeção oficial nos frigoríficos locais.


    Já a emissão da GTA para o transporte convencional  venda, transferência de propriedade ou de pastagem continuará sendo realizada normalmente. Ou seja,  o produtor rural terá de ir à agência de solicitar a emissão do documento, tendo em vista que a guia é documento obrigatório para o transporte ou deslocamento de animais vivos para fora propriedade, constituindo-se assim um facilitador no processo de comercialização.


    Conforme o Idaron, até o fim deste ano  todo os pecuaristas do Estado, poderão emitir a Guia de Transporte Animal de forma eletrônica, sem sair de sua casa ou propriedade, e com toda segurança, bastando para isso ter acesso à internet. Segundo a agência, essa  ferramenta oferece toda segurança e controle, tanto para o produtor quanto para o governo, no processo de fiscalização, mas não elimina as vistorias e fiscalizações diretas nas propriedades, inclusive para conferir informações ou para o repasse de orientações.


    Com a GTA eletrônica o pecuarista terá maior facilidade para emitir e quitar a documentação na Idaron, e também mais facilidade para comercialização do gado. A autenticidade da guia será por meio de verificação com telefone celular equipado com aplicativo de leitor ótico, que está em processo de ajustes e testes.

     

    Fonte - Assessoria

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08