• Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Expojipa2 019
  • Odonto Malini
  • Auto Escola Norte
  • Viva Bela Cosméticos
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Chácara da Sefin
  • Dia 28 será o

      Acontecerá no próximo dia 28 em Ji-Paraná, o dia “D” de combate às hepatites virais, esta é mais uma campanha realizada pela Secretaria Municipal...

    Agronegócios
    2 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 23/07/2015 ÀS 16:00:03

    Dia 28 será o

     


    Acontecerá no próximo dia 28 em Ji-Paraná, o dia “D” de combate às hepatites virais, esta é mais uma campanha realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), através da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde, em parceira com a Atenção Básica.  O objetivo da campanha é sensibilizar a população sobre como prevenir-se dos perigos das hepatites virais, que são doenças silenciosas que provocam inflamação do fígado e nem sempre apresentam sintomas. A campanha segue intensificada até o dia 15 de agosto nas Unidades Básicas de Saúde. 


    No dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Neste dia as ações acontecerão nas Unidades Básicas de Saúde e SAE (Serviço de Atendimento Especializado), onde serão atendidas as demandas espontâneas de exames de hepatite B, C , sífilis e HIV. Também serão realizados pit stops com materiais informativos em frente ao Shopping Cidadão e Supermercado Irmãos Gonçalves.


    “No último ano realizamos aproximadamente 7 mil exames de hepatite e 3% deram positivos. Então essas pessoas foram orientadas a procurar os profissionais da saúde e iniciar o tratamento. É muito importante que a doença seja descoberta no seu início, portanto temos como meta realizar, pelo menos, mais 7 mil exames esse ano”, explicou Eliana Pereira, diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica. 


    Hepatites Virais


    As hepatites virais, segundo o Ministério da Saúde, são doenças causadas mais comumente pelos vírus A, B, C ou D, que provocam inflamação no fígado. Possuem características epidemiológicas, clínicas e laboratoriais semelhantes, porém com importantes particularidades. São silenciosas, pois nem sempre apresentam sintomas, além disso, têm grande importância pelo número de indivíduos atingidos e pela possibilidade de complicações das formas agudas e evolução para formas crônicas, podendo levar à cirrose e ao câncer de fígado.


    As hepatites virais podem não apresentar sinais e sintomas, porém quando estes aparecem podem ser: febre, vômitos, fraqueza, mal-estar, dor abdominal, enjôo/náuseas, perda de apetite, urina escura, icterícia e fezes esbranquiçadas.     


    Existem vacinas para a prevenção das hepatites A e B. O ministério da Saúde oferece vacina contra a hepatite B na rotina das salas de vacina e contra hepatite A nos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIE).


     


     

     

    Fonte - Assessoria

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08