• Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Expojipa2 019
  • Auto Escola Norte
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Viva Bela Cosméticos
  • Chácara da Sefin
  • Odonto Malini
  • Cultivo de girassol surge como alternativa para produtores rurais de Rondônia

    O cultivo do girassol pode se tornar uma alternativa atrativa aos produtores rurais em Rondônia. A cultivar faz parte do canteiro de demonstração da “Vitrine Tecnológi...

    Agronegócios
    2 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 28/04/2016 ÀS 18:42:04

    Cultivo de girassol surge como alternativa para produtores rurais de Rondônia

    O cultivo do girassol pode se tornar uma alternativa atrativa aos produtores rurais em Rondônia. A cultivar faz parte do canteiro de demonstração da “Vitrine Tecnológica” da Emater/RO durante a 5ª Rondônia Rural Show, evento do agronegócio que ocorre de 25 a 28 de maio no Parque de Exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná.


     


    O plantio de girassol em Rondônia ainda é incipiente, mas promissor na industrialização e comercialização das sementes como alimentos a aves, produção de ração, silagem e biofertilizante. A Emater é a responsável pelo plantio e exposição da planta durante a feira do agronegócio em Ji-Paraná.


     


    Assim como o feijão carioquinha foi implantado em Rondônia na década de 80, o girassol se instala como opção de diversificação e fonte de renda aos pequenos produtores rurais. “Na Rondônia do início dos anos 80, o feijão carioquinha era um alimento desconhecido na região, mas o Governo de Rondônia introduziu essa cultura facilitando o acesso ao plantio do alimento”, lembra o engenheiro agrônomo José Edilson de Andrade, um dos técnicos da Emater que atuou na implantação do grão no estado há 30 anos.


     


    Para o agrônomo, o Governo de Rondônia, por meio da Emater, demonstra o potencial e a assistência técnica ao agricultor. “O girassol é um cultivo de ampla capacidade de adaptação e vem se apresentando como opção de rotação e sucessão de culturas nas regiões produtoras de grãos”, assinala Edilson de Andrade, destacando viabilidade econômica nos sistemas de produção.


     


    A Rondônia Rural Show é a maior feira do agronegócio no Norte brasileiro e chega a 5ª edição consecutiva em Ji-Paraná. O evento nasceu em 2012 com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, responsável por 85% das propriedades rurais de Rondônia.

     

    Fonte - Assessoria

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08