Portaljipa
  •  
  •  

Confira as últimas notícias>>Aumento da área de soja e queda na de milho de primeira safra em 201

Helicoverpa armigera: Estado garante controle da praga em MS Os ataques da praga Helicoverpa armigera estão sob controle no estado do Mato Grosso do Sul. A afirmaç&atild...

Agronegócios

POR Paulo Portaljipa EM 14/10/2015 ÀS 15:39:56

Confira as últimas notícias>>Aumento da área de soja e queda na de milho de primeira safra em 201













Helicoverpa armigera: Estado garante controle da praga em MS


Os ataques da praga Helicoverpa armigera estão sob controle no estado do Mato Grosso do Sul. A afirmação foi dada pela Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (Iagro).


Conforme a entidade, a lagarta ainda está presente, porém monitorada e controlada em lavouras de soja no Norte do estado em cidades como Chapadão do Sul, Água Clara e Paraíso das Águas.

O engenheiro-agrônomo e chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Iagro, Filipe Petelinkar, assegura que na atual safra não houve necessidade de notificar o Ministério da Agricultura a fim de obter autorização para uso emergencial de produtos para conter os avanços da Helicoverpa armigera.  Leia mais.

















 
















Artigo: Entendendo o valor quantitativo do ITR. O município pode determinar o valor da terra nua?



Atualmente, os Municípios e Distrito Federal estão obrigados, pela IN 1562/2015, a prestarem informações sobre o valor da terra nua – VTN à Secretaria da Receita Federal, anualmente até o dia 31 de julho do exercício da arrecadação, sempre referente ao valor correspondente à data de 01/01 do ano do fato jurídico tributário daquele exercício, por meio de ofício, modelo fornecido pelo Ato Declaratório 34 de 2015.

Essas informações, deverão estar acompanhadas de laudo técnico, ou de fontes como INCRA, EMATER e das Secretarias de Fazenda ou Agricultura, a Receita Federal alimentará o seu sistema, conhecido como tabela SIPT, que anteriormente apurava o valor da terra nua, pela simples média na ponderação das declarações apresentadas, e que vinha sendo afastada pelas decisões administrativas, por justamente não corresponder ao valor real das propriedades, conforme critérios estabelecidos pelo artigo 12 da lei 8.629 de 1993.

Outra obrigatoriedade à Municipalidade é a divulgação dessas informações por meio de Ofício, a todos os interessados.  Leia mais.
















 






























Quase 50 mil são afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul


 Os prejuízos já foram contabilizados em 57 cidades do estado. Leia mais.
 































Produtores brasileiros investem em café gourmet para escapar de oscilações na economia


O valor que o Brasil agrega a seu café é tão baixo que o país importa exatamente os mesmos grãos que exporta – uma lógica que desafia os economistas. Leia mais.
 































Brasil importa 65% mais farinha da Argentina


O Brasil importou 193.302,77 toneladas de farinha da Argentina entre janeiro e agosto deste ano, representando um forte aumento em relação às 117.009,24 toneladas compradas no mesmo período do ano passado. Leia mais.
 































Com Brics, comércio internacional é mais harmônico e justo, diz secretária do Mapa


A união dos cinco países do Brics torna o comércio intra-bloco “mais harmônico e justo, com honestidade e transparência”, afirmou nesta sexta-feira (9) a secretária de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tatiana Palermo. Leia mais.
 































Áreas do Norte e do Nordeste consolidam-se como nova fronteira agrícola


Formada por terras do Sul do Maranhão, do Leste do Tocantins, do Sul do Piauí e do Oeste da Bahia Mais, a região do Matopiba consolida-se como a mais nova fronteira agrícola do país. Leia mais.
 














































Novas 530 cooperativas da agricultura familiar até 2016


Os trabalhos na busca desse objetivo já estão em fase adiantada, com o desenvolvimento de uma série de atividades, entre elas o aumento do número de sócios dessas cooperativas. Leia mais.
 































MT: Ciclo de novo recorde


Mato Grosso será, pelo quinto ano consecutivo, o maior produtor nacional de grãos e fibras e estará novamente superando seus próprios recordes. Leia mais.































Produtores já contrataram R$ 40 bi em crédito agrícola na safra 2015/2016


As contratações do crédito rural para custeio, comercialização e investimento da safra 2015/2016 totalizaram R$ 40 bilhões nos meses de julho e setembro deste ano. Leia mais.
 































FAO e o frango no mundo em 2015: produção aumenta, comércio internacional recua


Como faz habitualmente nesta época do ano, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) acaba de divulgar novas previsões sobre a produção e o comércio mundiais de carnes em 2015, comparando-as com os resultados (ainda preliminares) de 2014. Leia mais.
 














































Esalq é eleita a 5ª melhor instituição de ensino de ciências agrárias do mundo


Faculdade, ligada à USP foi listada em dois rankings internacionais de educação superior. Leia mais.
 































Expedição Agricultura Familiar inicia roteiro em MS nesta semana e realiza seminário em Campo Grande no dia 16


Projeto vai mostrar produção de alimentos de assentados da reforma agrária e contribuição para enriquecimento da merenda escolar; capital recebe o evento “Tendências da Agricultura Familiar no século XXI”. Leia mais.
 































Aumento da área de soja e queda na de milho de primeira safra em 2015/2016


A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou na última sexta feira, dia 9 de outubro, o primeiro levantamento da safra brasileira de grãos 2015/2016. Leia mais.
 































Compras públicas podem ser oportunidades para os pequenos negócios


No meio rural, a alternativa é o Programa de Aquisição de Alimentos, com foco na agricultura familiar. Leia mais.


 

Fonte - Assessoria

Fotográfo - Divulgação

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa