Portaljipa
  •  
  •  

Com curso de derivados do leite, Semagri estimula mais uma agroindústria em Ji-Paraná

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, da Prefeitura de Ji-Paraná, acaba de concluir um curso de derivados de Leite com 40 horas de duração e que deverá r...

Agronegócios

POR Paulo Portaljipa EM 29/08/2016 ÀS 16:20:17

Com curso de derivados do leite, Semagri estimula mais uma agroindústria em Ji-Paraná

A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, da Prefeitura de Ji-Paraná, acaba de concluir um curso de derivados de Leite com 40 horas de duração e que deverá revitalizar a agroindústria da Associação de Pequenos Produtores Rurais do Setor Itapirema II (Aprita). Desenvolvido em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o programa reuniu durante uma semana 15 associados da Aprita que aprenderam como agregar valor ao leite retirado em suas propriedades. Nas aulas eles produziram itens como queijo, iogurte, requeijão, leite condensado, doces de leite, bebidas lácteas e até licor. “Neste curso ensinamos o produtor muitas técnicas importantes e, acima de tudo, a economizar para que possa, com apoio da associação, aumentar sua renda familiar com tudo aquilo que o leite pode dar”, ilustrou Cilena Arnholz, a instrutora que conduziu o aprendizado.


Três dessas possibilidades deverão ser fabricadas na Aprita em escala comercial e depois  serão oferecidas à população de Ji-Paraná. “Nossa intenção é fazer queijo e iogurte e também o leite ‘barriga mole’, aquele de saquinho ainda este ano e vender na cidade.”, declarou animado o presidente da entidade, Ivar Sidnei Garcia, que também é produtor rural na região. Ele frequentou as aulas em companhia da esposa Marlene Garcia e de outros 12 colegas.  Outra aluna do curso, Lídia Stenzel de Sá, que ministra cursos pelo Senar em outra área, frisou que o importante é transmitir para o produtor a noção de  nunca desperdiçar recursos e que o melhor método é o ensinar-fazendo.


 


Foi o que aconteceu neste curso de derivados do leite. Além das técnicas de estocagem, de embalagem e de comercialização, os alunos — sempre uniformizados com camisetas, bonés e as necessárias toucas para evitar contaminar contaminação capilar — produziram tanto que foi difícil acomodar tudo nas mesas dispostas para foto oficial de encerramento do programa. A imagem foi registrada na última aula, ocorrida na propriedade do casal Alcy  e Neubi da Silva, localizado no Lote 11, da Linha 24, no Km 9, de Ji-Paraná, quando os alunos manifestaram com ênfase sua satisfação pela aprendizagem gratuita que lhes foi proporcionada. Nesta ocasião, o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Paulo Sérgio Ribeiro, reiterou a diretriz da prefeitura em fortalecer as agroindústrias do município, ressaltou a revalorização da Aprita como entidade, que existe já cerca de 20 anos. Ele citou, ainda, que um curso é sempre um fator de união das pessoas e serve de motivação para o enfrentamento de novos desafios que virão. Ele parabenizou a todos e antecipou que para 2017 muitos outros cursos de capacitação já foram solicitados.


 

Fonte - Assessoria

Fotográfo - Divulgação

 
 
 
 
 
 
Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08
  •  
  •  
  • Portaljipa