• Viva Bela Cosméticos
  • Auto Escola Norte
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Odonto Malini
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Expojipa2 019
  • Chácara da Sefin
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Apagão de 1h30 deixa estados de Rondônia e Acre sem energia

    Blecaute foi registrado na madrugada desta terça-feira (11). Segundo Eletrobras, causas da queda de energia ainda são investigadas. Um apagão deixou vários mun&iacu...

    Agronegócios
    2 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 11/08/2015 ÀS 15:02:27

    Apagão de 1h30 deixa estados de Rondônia e Acre sem energia

    Blecaute foi registrado na madrugada desta terça-feira (11).


    Segundo Eletrobras, causas da queda de energia ainda são investigadas.




    Um apagão deixou vários munícipios de Rondônia e todo o estado do Acre sem energia elétrica por mais de uma hora na madrugada destre terça-feira (11). A queda de energia teve início às 00h50 (horário local) e, segundo a Eletrobras Distribuição Rondônia, a luz só retornou às 2h30. Ainda não se sabe o que causou o apagão nos dois estados.


    De acordo com o superintendente de operação e manutenção da concessionária de energia, João Picanço, a anormalidade ainda não foi detectada pela empresa. As causas do apagão devem ser apontadas pelo Operador Nacional  de Energia (ONS), que vai dizer porque o Esquema Regional de Alívio de Carga (Erac) foi acionado. "Nossas redes são interligas, então só o Operador Nacional pode dizer o motivo do Erac ter sido acionado e porque tantas cidades foram afetadas", afirmou.


    Segundo Picanço,  todo o estado do Acre e alguns municipios de Rondônia ficaram sem luz, como em  Ariquemes, Cacoal, Candeias do Jamari, Itapuã do Oeste, Ji-Paraná, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Porto Velho e demais municipios e distritos localizados na região Central e  Norte do estado. Segundo o superintende, somente o Cone Sul de Rondônia não ficou sem energia. "Sabemos que lá não houve interrupção, e as as cidades sem luz ficaram no mínimo duas horas e meia esperando que houvesse recomposição do setor elétrico do estado".


    Ainda conforme explicou representante da Eletrobras, quando o Erac é acionado ocorre o corte da eletricidade e apenas o Operador Nacional do Sistema (ONS) pode liberar o retorno do sistema, o que aconteceu às 2h30min da manhã.

    A moradora de Porto Velho, Ana Xavier, disse que devido ao apagão só foi dormir por volta de 4h da madrugada, quando a energia já havia retornado."Acordei molhada de suor e cheia de mosquistos ao meu redor às 1h. Se de dia já é quente, imagina à noite", explicou.


     

    Fonte - G1

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08