• Auto Escola Norte
  • Universidade Unopar Polo Ji-Paraná
  • Odonto Malini
  • Materjipa Materiais para Construção
  • Chácara da Sefin
  • Dr. Flavio Carlos Otorrinolaringologia
  • Expojipa2 019
  • Viva Bela Cosméticos
  • AgRural estima plantio da soja em 41% no Brasil

    Segundo a consultoria o avanço foi de 12 pontos percentuais nesta semana e está 31% a frente do ano passado O levantamento da consultoria AgRural mostra que o pl...

    Agronegócios
    2 minutos de leitura

    Paulo Portaljipa EM 31/10/2016 ÀS 16:55:35

    AgRural estima plantio da soja em 41% no Brasil

    Segundo a consultoria o avanço foi de 12 pontos percentuais nesta semana e está 31% a frente do ano passado





    O levantamento da consultoria AgRural mostra que o plantio da soja no Brasil atingiu 41% da área nesta semana. Os trabalhos avançaram 12 pontos percentuais nesta semana e superam “com folga os 31% de um ano atrás, quando a semeadura estava atrasada devido à falta de chuvas regulares em alguns estados, com destaque para o Centro-Oeste”. O desempenho está em linha do os 40% da média dos últimos cinco anos para o final de outubro.


    Fernando Muraro, sócio-diretor da AgRural, afirmou que a região Centro-Oeste lidera o plantio, embora os produtores tenham que replantar algumas áreas devido à falta de chuva ou à baixa qualidade das sementes, especialmente em Mato Grosso. Segundo ele, a má distribuição das chuvas também atrapalha em pontos do sul do Mato Grosso do Sul. 


    Na região Sul, ao contrário do ano passado o ritmo está mais lento nesta safra, devido ao excesso de chuva em algumas áreas, especialmente em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Os produtores também estão preocupados com as baixas temperaturas previstas para este fim de semana, que podem provocar geada fraca em pontos do sul do Paraná, oeste de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul.


    Na região do Matopiba, o plantio teve início em áreas que receberam chuva nos últimos dias. Na Bahia, áreas de sequeiro também começaram a ser plantadas, em adição aos pivôs que já vinham sendo semeados, mas a redução das chuvas nesta semana fez muitos produtores interromperem os trabalhos à espera de mais umidade.


    Estimativa


    A AgRural nesta semana revisou sua estimativa mensal de intenção de plantio para a soja na safra 2016/17. “Os ajustes, porém, foram mínimos, fazendo a área brasileira passar dos 33,521 milhões de hectares estimados em setembro para 33,456 milhões, com aumento anual de 0,6%. Se confirmado, este será o menor aumento de área em dez anos”, diz Muraro.


    Ele observa que o avanço do milho de verão na região Sul e as dificuldades financeiras em regiões de fronteira limitam o avanço da área de soja nesta safra. A produção potencial, calculada com base em linha de tendência de produtividade, é de 100,4 milhões de toneladas.


     


     

    Fonte - Assessoria

    Fotográfo - Divulgação

     
     
     
     
     
    Portaljipa © Direitos Reservados - Conheça os nossos Termos de uso
    Portaljipa - Seu guia virtual! - 27.316.530/0001-08